domingo, 19 de setembro de 2010

Desmascarando as seduções


Antes de falar e indicar o livro do irmão Gary Greenwald, "Desmascarando as seduções" que fala da dinâmica espiritual dos relacionamentos quero falar um pouco de 1Pedro 2:9:"Vós porém sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva d eDeus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".



Deus nos declara como uma raça escolhida, eleita por Ele, nos declara como santos e como um povo que é Dele, tudo isso com a finalidade de que venhamos a testemunhar e falar da sua Palavra. A Palavra de um Deus que nos tira da escuridão e nos leva para sua maravilhosa luz.



Já ouvi alguns poucos testemunhos de homens e mulheres que ao serem confrontados com o Evangelho tiveram imediata transformação de vida e imediatamente passaram das trevas para luz, o homem Saulo foi um deles, vivia em pecado e ignorante das coisas de Deus e um dia teve um encontro com Jesus, que a Bíblia nos apresenta no capítulo 9 de Atos, já intitulado como "A Conversão de Saulo", porque ele foi transformado mediante aquele encontro com o Senhor. E a bíblia fala que Saulo cheio de maus desígnios no coração contra os cristãos, foi subitamente envolvido por uma luz que vinha do céu. Jesus falou diretamente com ele e o confrontou quando disse que era perseguido por Saulo e demonstrou todo o seu amor e perdão para com ele, quando lhe chamou e confiou a ele uma grande missão, igual a que confiou a nós, de proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.



Mas depois disso Saulo foi enviado a um homem chamado Ananias, um homem com profunda intimidade com Deus, a tal ponto de ouvir a sua voz, falar com o Senhor e obedecer ao seu chamado.Ananias ali foi usado para cura da cegueira de Saulo e para levá-lo a um encontro com o Espírito Santo de Deus(versículo 17).



Onde quero chegar? Quero dizer que a conversão (a regeneração) é um processo, tenho vivenciado isso a começar pela minha vida e depois na vida de irmãos abençoados que o Senhor tem ao longo desses 12 anos em que aceitei Jesus, irmãos a quem eu e o Giovane temos falado, instruido sobre Jesus, irmãos por quem temos levado ´diáriamente diante do Senhor em oração, igual ao que sempre foi feito por nós e nossos filhos, através de outros irmãos.



Nesse processo de saída das trevas e entrada da luz em nossas vidas somos confrontados pelo Espírito Santo, que nos convence de todo o pecado e juízo, mas também em outro lado, somos assediados de maneira desleal por Satanás, o inimigo das nossas almas, que peleja para que não venhamos a abandonar os antigos hábitos (pecados, pedinhos e pecadões), tentando nos seduzir e convencer a prosseguir nesse caminho torto. Se fôssemos um pouco mais espirituais, no sentido de termos uma intimidade maior com a palavra e uma vida de oração diária com o Senhor, seria muito mais fácil de desmascarar o diabo. Digo isso porque as estratégias dele se repetem, por exemplo, ele envia até nós para trabalhar contra o nosso crescimento, aquelas pessoas que ou estão fora de Cristo e vazias do espírito de Deus, para nos aconselharem a andar conforme o mundo anda. Passado um tempo quando conseguimos vencer essa fase e essas pessoas já não nos convencem,ele envia então aqueles irmãos doentes, que por sua rebeldia e falta de temor do Senhor atrairam para si toda sorte de problemas: famílias desfeitas por adultério, rebeldia, mentira, maledicências contra irmãos,pessoas frustradas e tristes que no fundo de suas almas culpam a Deus por seus fracassos, essas pessoas podem ser amigos antigos que gostavam da nossa companhia no passado e que vendo a obra de Deus em nossas vidas, voltam a se aproximar com o único objetivo de apagar a luz que existe em nós e nos arrastar no caminho de volta para as trevas.Presas fáceis de Satanás na sua obra de destruição de vidas, na sua obra de desfazer aquilo que Deus está construindo em nós.



Mudar não é fácil, reconhecer nossos erros , dar nome a eles, confessar para Deus e diante de outra pessoa e a partir dali não mais cometer o memo erro...ah isso é tão difícil, que às vezes fica mais fácil se aninhar no colo da serpente e ouvir seus doces elogios, se deixar envolver por suas intrigas e por fim colher do doce fruto do pecado(pecadinho, pecadão) e depois como faziam os fariseus agir como crente de novo (na aparência, nas roupas, nas atitudes quando estavam em público).



Se Deus falou com você, se ele colocou em sua vida o caminho para se livrar das trevas e encontrar a luz, se ele te levou Ananias para te levar uma palavra, cuidar de seus olhos feridos, te devolver a luz, porque ouvir a serpente?Porque deixar que ela coloque confusão em sua mente, pensamentos de ingratidão e rancor?



Quem sabe é hora de vencer o orgulho que domina teu coração, de não se deixar quebrantar diante de Deus, de verdadeiramente reconhecer teus pecados, se envergonhar deles, consertar e alinhar sua vida, conforme o plano de Deus, o chamado que ele tem para você, para sua família.Jesus verdadeiramente ama você!



Precisamos ter humildade para se deixar moldar pelo Senhor e coisas maravilhosas que você nunca vivenciou passarão a acontecer, mas as coisas velhas terão que ser jogadas no lixo, as serpentes lançadas fora, os velhos conceitos... faça uma faxina em sua vida e deixe o novo de Deus entrar.



Há coisas que nos atraiam na antiga vida, o fofocar, o lançar maledicências e palavras maldosas contra as pessoas, nos deixar envolver por conceitos e histórias que nem mesmo sabemos se são verdadeiras, sei disso porque já machuquei muita gente , até abandonar a rebeldia e obedecer a vontade de Deus, passei a pensar duas vezes antes de entrar na roda dos escarnecedores, antes de proferir uma única palavra que não edificasse a vida dos outros. Passei a me perguntar: - Isso vai edificar(melhorar, promover) a vida dessa pessoa? Não? Então to fora!!!E continuo lutando contra isso que foi tão forte em minha vida.



Confesso que fiz isso na igreja, com os irmãos, meu coração era tão corrupto que fiz isso até com aqueles a quem Deus tinha separado para abençoar a mim e minha família, hoje me arrependo, pedi perdão, mas isso não apagou as feridas que fiz, continuo orando por isso, por não ter deixado o espírito santo fazer a sua obra na minha vida, por preferir as trevas, por não perdoar o outro, não aceitar seus erros e debilidades, por não ajudar em oração para que vencesse suas dificuldades, por ter optado em estar do lado do acusador, do caluniador. Fiz mal pra quem orava por mim.



Esse tempo passou, mas podia não ter existido, hoje Prefiro a luz, a claridade.....



O povo de Deus precisa buscar discernimento do reino espiritual, caso contrário a Igreja jamais alcançará sua posição de conquista de autoridade e maturidade.Precisamos amadurecer e o Senhor tem preparado esse caminho que nos leva a maturidade, mas a escolha é sempre nossa, de prosseguir ou retroceder, cabe somente a nós.



Tiago fala no capítulo 1 :6 da sua epístola: "...o que duvida é semelhante à onda do mar impelida e agitada pelo vento . Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa..."



O pastor Rick Godwin explica: "A ação dos espíritos malignos, espíritos humanos e do Espírito do Senhor e a ausência d e discernimento em relaçao a quem está agindo em diferentes situações, aumenta a confusão das pessoas, das igrejas e dos púlpitos ao redor do mundo".



Precisamos por fim entender que só vamos alcançar isso, conhecendo a Deus, sua Palavra que liberta e buscando dia a dia no conhecimento do Senhor obedecer o que ele diz, fazer a sua vontade que nos levará a essa doce semelhança com Jesus.Persiga isso!!!



No próximo, falarei um pouco mais do livro "Desmascarando as seduções!"


2 comentários:

  1. Olá Patrícia!


    Parabéns pelo trabalho apresentado aqui no blog. Quero lhe incentivar a prosseguir na árdua tarefa de defender os valores do Reino de Deus.

    Já estou seguindo.

    Aproveito para convidar-lhe a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será um prazer.

    Seus comentários também serão sempre bem-vindos lá.

    www.hermesfernandes.com

    Conto com você!

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante! Que o Senhor Deus continue te usando grandemente.

    ResponderExcluir