terça-feira, 9 de novembro de 2010

EDMÉIA WILLIAMS: INTITULÁVEL MESMO!!!

Nesses dias tenho aprendido muito, através das ministrações da Dra. Edméia Williams, emprestada de alguns CDS do Pastor Cláudio, de um Seminário realizado há alguns anos na Comunidade Cristã de Porto Alegre. Após ter assistido uma meia dúzia de vezes, percebi que precisa estudar e compartilhar aquele material abençoado e é o que estou tentando fazer.
Enquanto isso,resolvi pesquisar um pouco sobre essa irmã, que embora não conheça ainda pessoalmente tem sido exemplo para mim e para irmãos no mundo todo. Além do ministério de levar o nome do Senhor, através da pregação da Palavra de Deus em Congressos e Seminários realizados em todas as partes do mundo, ela leva Jesus, através do trabalho que realiza no Morro santa Marta - RJ.
Transcrevo matéria da Coluna Intitulável do blog http://caundo.blogspot.com/:

Terça-feira, 26 de maio de 2009 - EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM
Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna.

Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu esposo, que tanto a sustentou, e sua filha querida, no início da sua juventude. Foi um enorme baque. Entretanto, o ressurgimento desta mulher foi esplendoroso.

A idéia inicial era formar um coral das crianças na favela. Edméia Willians foi a idealizadora. Mas a experiência na Colina Dona Marta – como ela gosta de chamar o morro – foi muito além. Edméia é evangélica, membro da Igreja Anglicana. Não possui apenas conhecimentos seculares, mas também fez o Curso de Liderança Cristã, no Intituto Haggai, em Cingapura e é formada em Missiologia pelo Celly Oak Collage , na Inglaterra. Ela decidiu usar os seus conhecimentos, as suas finanças e o seu tempo em prol do Dona Marta. Então no início dos anos 90 ela fundou a Casa de Maria e Marta.

A Casa possui várias salas de aulas, um refeitório, um núcleo de informática e ainda uma sala anexa para aulas de música. As crianças atendidas recebem, além das aulas de reforço escolar, aulas de Educação Religiosa, Música, Inglês e de Teatro. Elas fazem três refeições no local: café, almoço e jantar. Na época do NATAL, todas ganham um pacote contendo roupas, brinquedos e demais itens que lhes sejam necessários. Tudo isso gratuitamente. Tudo isso é possibilitado pelo esforço dessa querida irmã que hoje é assessorada por Kay Davis, uma missionária inglesa. É difícil compreender como um movimento social tão forte e atuante consiga sobreviver sem apoio das autoridades, da mídia ou até mesmo de igrejas. A irmã Edméia Willians, recentemente, participou de uma das maiores convenções mundiais da igreja protestante, realizada em Belfast, na Irlanda do Norte. Lá questionaram-na sobre o magnífico projeto no morro. Ela atribui a Deus todo o sustento oriundo para a Casa. O sustento financeiro sai de doações esparsas alcançadas por Edméia em suas conferências pelo Brasil e pelo mundo. O seu reconhecimento no mundo evangélico é inegável, entretanto não existe esta mesma valorização frente às autoridades políticas e perante a mídia brasileira. Fica aqui a nossa justa homenagem! Que melhores exemplos como esse possam surgir para contribuir com o progresso social e moral de nossa nação.

Um comentário:

  1. Cara Patricia, eu tambem sou uma seguidora das mensagens da Edmeia Williams. Todas elas, sem exceção, sao bençao pura! Aprendo sempre muito muito com ela. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir